Helo Ribeiro

Helo Ribeiro

Cantora e compositora, é integrante do Barbatuques desde sua formação, em 1995, com o qual se apresenta e ministra workshops regularmente no Brasil e no exterior.

Fez aula de canto erudito com Ula Wolff e Neyde Thomaz e popular com Ná Ozzetti, Regina Machado e Beth Amin.

Estudou flauta transversal com Maicira Trevisan e Zélia Brandão, e teoria e percepção musical com Ricardo Breim e Aída Machado.

Desenvolve um trabalho solo autoral e lançou em 2012 o CD “Espaço Invade”, produzido por Rô Fonseca. Faz parte, ao lado da compositora Vanessa Bumagny e do escritor André Sant’Anna, do projeto “Sons e Furyas”, que reúne música e literatura e conta com a participação dos músicos Zeca Loureiro, Henrique Alves e Rogério Bastos. Cantou nos grupos vocais femininos Arirê e Noivas do Allfreeddo (este último em Curitiba, com o qual montou o show “Flores pro Zé”, com repertório inédito de José Eduardo Gramani).

Criou, juntamente com as cantoras e compositoras Vanessa Bumagny, Ilana Volcov e Rita Figueiredo, o grupo Quadrilátero Experimental, núcleo de composições que resultou no show “Quadrilátero”, que ficou em temporada no Teatro dos Satyros recebendo convidados como Chico César, Barbatuques e João Carlos Martins. Desenvolveu junto à Companhia Os Satyros um trabalho autoral compondo músicas p/ peças como “120 dias de Sodoma” e “De Profundis”, nesta  última participando também como cantora e atriz.

Cantou em montagens de óperas em Curitiba sob a direção de Neyde Thomaz no projeto “L’opera Illustratta.