CD AYÚ

 

ayu

2015

 

Lançado no segundo semestre de 2015, o grupo Barbatuques, referência internacional em música corporal, apresenta seu mais novo CD e show: Ayú. Palavra que, para o grupo, tem significação na sonoridade.

O disco tem participações mais do que especiais dos mestres Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal. No repertório, composições inéditas do grupo construídas em diferentes formatos: com letra, “instrumentais”, com foco na fonética, percussivas e rítmicas. A variedade de compositores atuante entre os quinze integrantes traz cores e pluralidade para o disco.

A música do Barbatuques mostra uma sobreposição de diferentes estilos e estéticas. Ayú reafirma a essência sonora do grupo e demarca uma importante fase artística. A pesquisa do corpo como fonte de ritmos, melodias, harmonias, timbres e texturas foi aprofundada, proporcionando crescimento na “orquestração” do corpo, os arranjos são pensados e construídos de outra forma.

O show Ayú virá com uma plasticidade completamente diferente dos anteriores. Visualmente também será uma nova experiência para o público, a começar pelo projeto inovador de iluminação e figurinos.

A interação musical entre grupo e público permanece e em Ayú acontecerá também fora do palco, antes da estreia. Em breve, o grupo convocará seu público pela Internet para participar da campanha #eunoayu, convidando-os a registrar em video sua própria performance de música corporal. Alguns destes videos farão parte do novo show, interagindo simultaneamente com o grupo no palco.

O Barbatuques acumula experiência artística e pedagógica de quase 20 anos como grupo musical independente, atuando no Brasil e ao redor do mundo. Ayú revela estas inúmeras experiências sonoras que vivenciaram e suas influências, como o carimbó, coco, toré indígena, choro, maracatu, baianá, rock, beatbox, kecak e a música africana.

Nos últimos anos, o grupo alcançou maior visibilidade não apenas nos palcos, mas também em atividades educacionais, nas trilhas produzidas para o cinema, TV, animação, publicidade e jogos. Rio 2, O Menino e o Mundo, Trash, Angry Birds, Rede Globo, Copa do Mundo e a série infantil “Buuu” são alguns dos trabalhos que contribuíram para projetar ainda mais sua imagem.

Os canais virtuais também tiveram crescimento expressivo na audiência de público e fãs pelo Brasil e exterior, consequentemente, aumento nos pedidos por shows. A página do Facebook tem cerca de 65 mil seguidores, videos no canal oficial do Youtube possuem mais de 500 mil views. A música “Beautiful Creatures” produzida para o Rio 2 foi pré indicada ao Oscar de melhor canção e ultrapassa 1 milhão de views (“movie clipe” e a “soundtrack”), é a trilha com maior audiência no canal oficial do filme.

Ayú promete ser tão contagiante como os últimos trabalhos do Barbatuques, que tanto provocam encantamento no público de todas as idades. O momento artístico do grupo é único!

Ficha Técnica

Duração: 75 minutos

Indicação etária: Livre

Elenco: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Fernando Barba, Flávia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Lu Horta, Lu Cestari, Mairah Rocha, Maurício Maas, Marcelo Pretto, Renato Epstein e Tais Balieiro.

Direção musical: Fernando Barba

Coordenação Geral: André Hosoi

Produção Executiva: Renata Pimenta

Comunicação e Imprensa: Tatiana Pugliesi/Cais Cultura

Realização: Núcleo Barbatuques

OUÇA AQUI